Hoje eu quero contar um pouco sobre como foi meu tempo em Westport, uma cidade no condado de Mayo, no oeste da Irlanda, que já foi considerada pelo jornal irlandês “The Irish Times” como o melhor lugar do país para se viver. Ou talvez você a conheça pelo filme “Irish Wish” (Um Desejo Irlandês), estrelado por Lindsay Lohan.
Em 2022, fui para a Irlanda para ser voluntária em um hotel em Achill Sound, um lugar muito lindo. As paisagens pareciam cenas de cinema: a praia de areia branca, montanhas verdes cheias de cabras, casas no estilo irlandês e pedras que contam a história do país. Tudo faz você sentir que está dentro de um quadro. Porém, a magia acabava quando eu voltava para o hotel onde estava hospedada.
Meu trabalho como voluntária era ajudar na cozinha e na limpeza em geral. Eu começava de manhã com os quartos e banheiros, tinha um intervalo para o almoço, voltava para ajudar na cozinha e, à noite, ficava entre a cozinha e o bar. Em troca, eu tinha um quarto privado no hotel. Os donos sabiam do meu nível de inglês na época, que ainda estava em aprendizado, e disseram que falavam espanhol, o que não era verdade. Quando cheguei, não gostaram de saber que eu não falava inglês e sempre me passavam os trabalhos mais difíceis usando isso como desculpa, além de extrapolarem as horas estipuladas. Não tinha liberdade para sair e não podia visitar lugares muito distantes. Por sorte, eu estava assegurada pela Worldpackers, que me ajudou a encontrar um hostel na cidade ao lado, Westport.
O Hostel
Na época, a cidade possuía apenas um hostel, e era exatamente nele que eu iria morar, trocando algumas horas de trabalho por uma cama. Fiquei um pouco incomodada, pensando que iria mais uma vez ficar em uma cidade muito pequena, e já estava traumatizada com o hotel em Achill Sound. Quando entrei no ônibus, um senhor começou a conversar comigo e contei toda a minha história. Ele ficou impressionado com meu estilo de viagem e me garantiu que Westport ia ser um dos meus lugares favoritos da Irlanda. Ele acertou!
Quando cheguei no hostel, fui muito bem recebida. Me ajudaram com as malas e me apresentaram o lugar. A viagem me deixou um pouco enjoada porque tinha muitas curvas, então passei o resto do dia descansando. Na manhã seguinte, conheci meus colegas de trabalho e descobri o que era realmente o voluntariado. Tínhamos que limpar todo o hostel após o check-out dos hóspedes. Parecia muita coisa, mas com o trabalho em equipe terminávamos entre uma hora e meia e duas horas. Dessa forma, antes do meio-dia já estávamos livres para fazer qualquer coisa.
O hostel oferecia, além da hospedagem, café da manhã e 50 euros por semana para ajudar com a alimentação. Foi um dos melhores voluntariados que já fiz. Fiquei hospedada por um mês, mas queria muito ter ficado mais tempo.
A Cidade
Westport é uma pequena e charmosa cidade litorânea no condado de Mayo, com uma população média de 5.140 habitantes. Me lembro da primeira vez que caminhei pelas ruas e pontes georgianas; finalmente me senti vivendo na Irlanda como uma local.
Eu sou de Belo Horizonte e costumo brincar que toda cidade tem seu “pirulito da Praça Sete”, o marco zero do centro da capital de Minas. Em Westport, é a torre do relógio, cercada por pubs e restaurantes que chamam a atenção principalmente por serem todos muito coloridos e cheios de flores.
Apesar de pequena, a cidade tem muito a oferecer. Cercada pela natureza, você pode fazer trilhas como a “Great Western Greenway” e admirar as paisagens. Visitar a “Croagh Patrick”, a terceira maior montanha de Mayo, que fica a 8 km de distância. Conhecer o Castelo de Ashford e a Westport House. Além disso, pode curtir a noite nos diversos pubs e baladas espalhados pela cidade. Fiz amizades com pessoas de diversos países, além do Brasil, que falavam português e espanhol. Saíamos sempre, e foi um dos lugares onde mais me diverti à noite. E olha que agora estou em Londres escrevendo este artigo.
“Irish Wish” (Um Desejo Irlandês)
Para quem não conhece, o filme “Um Desejo Irlandês” é uma comédia romântica da Netflix. Partes do longa foram gravadas em Westport enquanto eu estava vivendo na cidade. Contundo infelizmente, no dia em que a Lindsay Lohan estava filmando na praça central, eu estava sem meu celular, que tinha dado defeito, então não tenho imagens para mostrar. Mas foi muito legal ver isso, porque sou formada em cinema e ainda não tinha visto uma produção tão grande de perto.
À noite, encontrei várias pessoas que trabalhavam no filme e, para minha surpresa, havia diversos brasileiros. Foi uma experiência que, sem dúvidas, vou levar com muito carinho.