Novembro 21, 2024

PRINCIPIAIS DÚVIDAS WORLDPACKERS

PRINCIPIAIS DÚVIDAS WORLDPACKERS

Olá pessoa! Eu sempre recebo mensagens no Instagram @luanamarcelina com dúvidas sobre o Worldpackers e é sempre as mesmas perguntas. Então resolvi escrever esse artigo respondendo o que eu sei sobre o programa e o que fui aprendendo.

Antes de qualquer coisa eu queria deixar claro que não sou nenhuma representante da Worldpackers e nem trabalho para eles, apenas falo das minhas experiências e minhas pesquisas sobre o assunto. Ok? Então fique livre para entrar em contanto com eles, lê outros blogs e assistir vídeos. Inclusive deixo aqui um dos vídeos que eu falo sobre o programa.

Agora vamos lá! Segue algumas das principais dúvidas sobre a Worldpackers.

Preciso ser fluente no idioma do país ou em inglês?

Não! Claro que saber inglês vai te ajudar no dia a dia, porém não é requisito obrigatório saber uma segunda língua para se candidatar a uma vaga no Worldpackers. O que pode acontecer é vagas especificas precisarem que você seja fluente em algum idioma, mas não necessariamente o inglês, o próprio site vai fazer esse filtro e te apresentar vagas que se encaixam com suas especialidades e idiomas. Então quando for preencher o seu perfil no Worldpackers não minta, porque as vagas que vão ser indicadas para vocês vão se basear nos seus dados.

É realmente seguro?

Sim! Mas claro que pode surgir problemas como tudo na vida. O negócio é se precaver e pesquisar bem, isso vale tanto para voluntariado quanto uma viagem onde você está pagando tudo, problemas sempre podem surgir. Faça perguntas, sem medo, peça fotos caso o site esteja em falta ou com fotografias em qualidade ruim, se não falam nada sobre o quarto, pergunte, se tem vários tipo de atividades, pergunte qual você vai realizar, em quais horários e em quais dias da semana. Pergunte TUDO que você tiver de dúvida e viagem apenas se sente segurança com o lugar.

Abaixo deixo o vídeo do meu primeiro voluntariado e o perrengue que passei.

Tenho que pagar? Por que?

Sim! Atualmente está $49 (dólares), ou seja, por volta de R$263,68, mas você pode dar um Google buscando por cupom de desconto que tem vários blogueiros que oferecem, não é difícil de encontrar.

Agora, porque pagar?! Diferente de alguns outros site de voluntariados, gratuitos ou não, a Worldpackers te oferece um seguro. Digamos que você chegou n hostel e ele mentiu sobre tudo, você está insegura(o) com o local e agora está fora da sua cidade e não sabe como se virar. Você pode entrar em contanto com a Worldpackers, explicar sua situação e eles vão te ajudar da melhor forma possível, te enviando para um hostel com tudo pago por uns 2 ou 3 dias até encontrarem outro voluntariado ou até você voltar para sua cidade/país. Por isso é muito importante conversar tudo com o hostel PELO SITE DA Worldpackers , não façam a mesma burrada que eu… hahahahaha

Os anfitriões respondem?

Pode ser que não! Esse era um dos meus principais medos e realmente aconteceu, porém o meu problema é que eu estava no meio da pandemia, então grande parte desse problema foi porque os lugares estavam fechados ou não estavam recebendo voluntários.

No próprio site você pode verificar se os anfitriões costumam responder os voluntários. Lá no final da pagina vai ter a % e o tempo de resposta deles.

Todos oferecem comida?

Não! Cada vaga tem suas atividades e auxílios, o que está 100% garantido é um lugar para você dormir. Mas não é impossível encontrar um lugar que ofereça comida, tem alguns que tem até mesmo as 3 refeições do dia, assim com também tem aqueles que podem te oferecer apenas uma, duas ou nenhuma, tudo é pesquisa! Adicione os filtros do que você acha essencial, lá no site da Worldpackers, e encontre que mais encaixa nas suas expectativas.

Os quartos são individuais?

Sim e não! É o mesmo esquema da alimentação, alguns lugares te oferecem quase que uma mini casa apenas para você, assim com alguns oferecem apenas uma cama em um quarto compartilhado.

Eles passagem a passagem?

Não! Ao menos eu nunca encontrei um que faz isso, se encontrou deixa aí nos comentários que eu estou precisando.

, ,

O seguro vale para a imigração?

Não!! Caso o país em que você esteja indo te cobre um seguro (pesquise antes galera!) isso é um gasto por sua conta, porque esse seguro da Worldpackers é para problemas com o seu alojamento e o seguro na imigração é questão de saúde, não tem nenhuma relação.

Eu indico e uso o Assistente de Viagens, eles fazem a cobertura completa de acordo com o tipo de visto que você precisa e com um dos melhores preços do mercado atualmente.

Oferecem visto?

Não! A Worldpackers não é uma agencia que vai te auxiliar em questões legais desse tipo, até porque eles estão presentes em quase todo o mundo, imagina o trabalho que isso dá. Então se o o país que você está indo te cobra um visto especifico, esse é um gasto seu e sua responsabilidade conseguir os documentos para tal. O que o seu anfitrião pode fazer é te oferecer uma carta garantindo que você tem um alojamento naquele país.

DICA: Não fala na imigração que você está indo fazer trabalho voluntário. Existem vários países que aceitam nós BRs apenas com um visto de turista de 90 dias.

Preciso de visto especial?

Depende! Eu não vou falar que sim e nem que não porque não conheço a lei de todos os países do mundo, porém eu sei que você pode entrar com visto de turista para fazer o Worldpackers, é só fechar a boquinha na imigração e não falar a palavra TRABALHO.

Quais as atividades?

Várias! É muito comum você encontrar vagas relacionadas a limpeza, mas tem de tudo. Se tiver algo que não quer fazer de nenhuma maneira, você pode filtrar as vagas no site e ele vai te oferecer apenas aquilo com que você está disposta(o) a trabalhar, porém é claro que com isso o número de vagas diminui, então fica de olho.

Você encontra vagas de social media, fotografia, editor de vídeo, limpeza, administração, cozinheiro, trabalhos em fazenda, trabalhos manuais diversos, aulas de idiomas, cuidados de crianças, esporte…. Tem de tudo!

Tem salário?

Não! É um trabalho voluntário gente, não tem salário. Você vai ter a hospedagem e as vezes algumas outras coisas.

Porém…. Existe o Workaway com algumas vagas de meio salário, mas aí tem toda uma questão de visto e como eu não uso não vou dar mais detalhes, mas dá um Google aí e vê se encaixa no que você está pensando.

Vale a pena?

Sim! Se você tem o sonho de viajar mas falta a grana a Worldpackers é uma boa plataforma para te ajudar nisso. Eles estão presentes em mais de 100 países, tem os mais diversos tipos de programas, oferecem suporte e ainda é uma empresa Brasileira.

Acho que é isso. Se você tiver alguma dúvida que eu não adicionei aqui, deixe nos comentários que eu respondo e adiciono aqui no blog.

Newsletter

Gostou do conteúdo? O que acha de receber dicas, descontos e histórias de viagem?
Deixe seu e-mail para receber uma newsletter que vai te inspirar a viajar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *