Olá pessoas!
Hoje eu vim aqui contar como eu escolhi minha bagagem, coisas que levei em consideração e como escolher a melhor para você. Mala ou mochila, qual é a melhor?
Mas antes você conhece a Worldpackers? Quer um cupom de desconto de 10 dólares? Tá aqui: cupom LUANAMARCELINA e você encontra ainda mais promoção >>aqui<<.
Agora bora!
Mochilão é apenas de mochila!?
Vamos começar acabando com um mito de que se você está fazendo um “mochilão” logo você deve usar uma mochila na sua viagem. Não! Um mochilão não tem relação com o tipo de bagagem que você tem, ele está relacionado à uma viagem econômica, visitando os mais diversos lugares, independente se você está usando uma mala de rodinhas ou uma mochila. Ok?!
Viajar de mala ou mochila?
A resposta é depende! Tudo vai depender do tipo de viagem que você está fazendo e o seu “estilo“, assim digamos, porque pode ser que você use mala porque não aguenta o peso da mochila e uma outra pessoa, fazendo o mesmo roteiro que você, use um mochilão. Quem está errado? Ninguém! Porque mesmo que a mochila facilite algumas coisas, você especificamente, iria estar se sentindo muito pior com ela porque não tem coluna para isso, assim como a pessoa com a mochila poderia está mais cômoda em algumas situação em que não iria precisar estar com um peso nas costas.
Mas vamos lá, ainda assim você deve estar com dúvidas em qual escolher. Então vou listar o que deve ser levando em consideração na hora de escolher entre as duas opções.
Tipo de viagem
Acredito que essa é a primeira coisa a ser levada em consideração. Qual é o estilo de viagem que você está pensando em fazer?
Aventura
Caso seu plano seja sair completamente da sua zona de conforto, viajar para lugares inusitados, curtir a natureza, praias, campings e montanhas, talvez a mochila seja a escolha certa. “Ah mas Luana tu disse que tem gente que não aguenta uma mochila pesada e eu sou uma dessas pessoas, e aí?” E aí que se você quer fazer uma viagem de aventura antes de pensar na mochila você tem que pensar em melhorar esse estado físico né? hahahaha
Mas calma! Não estou dizendo que apenas pessoas super atletas podem fazer esse tipo de viagem, estou dizendo que você vai evitar outros problemas se começar pensando em atividades físicas antes da viagem. E não digo estar em forma e ser um(a) super modelo, mas por experiência própria, você vai passar aperto se de uma dia para o outro decidir sair da sua vida parada na frente do PC/celular e mudar para um lugar cheio de aventuras, com trilhas e sabe lá mais o que.
“Ah mas eu tenho problemas médicos sérios na coluna e não aguento a mochila.” Então eu acho que você já tem a resposta, não? Use a mala de rodinha e seja feliz! Como eu disse no inicio do post, não é uma bagagem que decide sua viagem.
Intercâmbio
Um intercâmbio já tem durações variáveis, curta, longa e média, porém o MEU conselho é uma mala para qualquer uma dessas três. A diferença vai ser na quantidade, por exemplo
- Curta duração: uma mala média e uma mochila/bolsa de mão já é suficiente.
- Média duração: uma mala grande e uma mochila/bolsa de mão ou uma mala média e uma mala pequena.
- Longa duração: uma mala grande, uma mala pequena, uma bolsa/mochila de mão.
“Ah mas eu vou fazer um mochilão depois do intercâmbio.” Aí eu te dou duas opções: 1º levar uma mala e depois do intercâmbio comprar um mochilão e trocar as bagagens. 2º ir de mochilão para o intercâmbio e apenas continuar com ele quando for fazer sua trip.
Uma coisa que você tem que levar em consideração caso for juntar esses dois tipos de viagem é que em um mochilão o ideal é levar pouca bagagem, diferente do intercâmbio em que, normalmente, não se preocupa muito com isso.
Nômade Digital
Caso, assim como eu, os seus planos sejam conciliar trabalho com viagem e se tornar um nômade digital, você provavelmente vai usar uma mala E um mochilão, em outras viagens apenas um mochilão e em outras apenas mala, pode ser também que você sempre use uma mala ou um mochilão sem nunca variar.
No nomadismo digital você está sempre se mudando e conhecendo lugares novos, em uma época do ano está confortável em uma cidade sem variar muito de lugares, já nos meses seguintes pode estar se aventurando em um hostel e fazendo trilhas nos finais de semana.
Ano Sabático
Se seu plano é tirar um ano de “férias” é capaz de um mochilão ser mais útil. Em viagens assim mesmo que você tenha tudo planejado muitas coisas podem sair fora do roteiro, você pode mudar de ideia e ir para outra cidade, ou o lugar que você está é completamente diferente do que imaginava. A mochila é mais prática para essas situações.
Final de Semana
Se o seu caso é uma viagem de poucos dias, tudo vai depender de para onde você pretender ir e o que você vai fazer. Por exemplo, em um acampamento a mochila vai ser mais prática, já uma viagem mais “comum”, para uma cidade, uma praia… A mala já é o suficiente.
Compras
Eu acho que aqui é meio óbvio… Um mala (grande) é o ideal! Uma viagem de compras, normalmente, são em lugares mais cômodos, os passeios são em cidades, shoppings e a hospedagem costuma ser em hotéis, então uma mala é o ideal.
Uma coisa que você tem que se lembrar na hora de fazer sua mala para uma viagem de compras, é de levar poucas coisas, afinal você está indo para fazer compras! E também se lembrar que existe um limite de peso para as bagagens no avião!
Hostel
Vai ficar em hostel, logo, um mochilão é a melhor opção. Nem sempre!
Existem vários tipos de hostel e cabe a você verificar qual é o seu. Em alguns há uma sala separada para guardar as bagagens de cada hospede e uma mala é ok nessa situações, já outros tem apenas a opção de locker, um armário (que pode ser individual ou não) e nesses casos o mochilão é o ideal por conta do tamanho.
Abaixo eu vou deixar um vídeo onde eu falo um pouco sobre como eu me organizo quando vou me hospedar em um hostel e como deixar seu mochilão mais seguro.
Duração da viagem
A duração da viagem também pode ser um fator importante para você decidir entre a mala e o mochilão.
Caso sua viagem seja bem curtinha, uma semana à 15 dias, um mochilão é bem ok porque você não vai levar muita coisa, então o peso é bem menor e tudo fica mais prático, assim seus curtos dias de viagem podem ser mais produtivos e com menos transtorno.
Agora caso você tenha planejado uns 2/3 meses de viagem, talvez uma mala possa ser uma melhor opção porque você vai ter que levar uma quantidade maior de coisas e não vai se preocupar com o peso dela nas suas costas.
Quantidade de Cidades/Lugares
A quantidade de vezes que tu vai se locomover é essencial para se decidir entre a mala e o mochilão. Caso seus planos sejam visitar umas 3/4 cidades ou países dentro de 15 dias, por exemplo, o mochilão ganha pela praticidade. Na Europa há várias conexões de trens entre uma cidade e até mesmo de uma país para outro e nesses casos um mochilão facilita bastante a vida.
Porém caso o seu plano seja ficar tranquilo em apenas um lugar ou no máximo se locomover uma vez, tanto a mala quanto o mochilão são boas opões, isso vai depender do seu gosto.
Tamanho
O principal tema quando se fala em tamanho é se você vai usar avião ou não, porque as regras para bagagem são bem especificas e diferentes para viagens internacionais e nacionais, além do quesito preço. Então antes de pensar “eu vou ficar tantos dias então vou levar tantas coisas”, veja como vai ser sua locomoção.
Depois de alertar sobre quesito avião vamos as opções de tamanhos.
Tanto as malas quanto os mochilões possuem os mais variados tamanhos, a sua escolha vai de acordo com a quantidade de dias e coisas que você pretende levar. Se for uma viagem curta um mochilão de 30L pode ser mais que suficiente, já em uma viagem mais longa talvez você opte por um de 60L. (Aqui eu estou falando mochilão, mas vale para mala também tá!)
Caso você esteja na dúvida com esse L para medir o tamanho quando você for ver as opções nas lojas tudo vai estar descrito em litros, mas lembre-se que no avião o que conta são as medias e o peso!
Preço
O valor muitas das vezes também ajuda na decisão, mas não existe tem regra, não tem isso de uma mala ser mais cara que o mochilão ou o contrário, vai depender da marca e qualidade de ambas as bagagens. Vou falar um pouco mais sobre no tópico abaixo.
Melhores Marcas
Mochilão
Bom, já que no paragrafo anterior eu falei que o valor varia bastante, vamos falar um pouco das principais marcas do mercado (ou ao menos as que eu conheço hahha).
A mais popular e acredito que você já tenha visto por aí, é a Quechua, muitos acham que essa marca é apenas para esportes de aventura (o que não é mentira) mas os mochilões podem ser uma boa opção para você mesmo que não seja um super atleta que pretende escalar o Everest.
A Deuter também é uma marca bem conhecida e de ótima qualidade. Eles também são voltados para o esporte, mas como eu disse anteriormente você pode usar para fazer uma viagem sem nenhum problema.
Uma loja que eu indico para comprar um mochilão é a Decathlon, porque lá você vai encontrar das mais diversas marcas, alguns produtos oferecem garantia além dos mais variados produtos e acessórios que talvez você vá precisar.
Mala
Bagaggio eu acredito que é uma marca muito conhecida não só pela qualidade, mas também por ter bons preços, porém você tiver um pouco mais de grana e quiser investir mais recomendo a Karabar e Eminent, agora, se você for mais econômico como eu, indico a Delsey, onde o foco maior deles é a segurança e durabilidade, a garantia deles pode ser de até 10 anos.
Onde Comprar?
Se você for comprar online é muito importante fazer isso em sites confiáveis porque o que mais acontece é uma pessoa olha a mochila ou a mala linda no site, comprar e quando chega não é nada no que estava lá , além de ser super frágil e/ou pequena.
Além dos sites clássicos como Americanas, Submarino, Magazine Luiza e afins. Eu indico alguns mais especializados como a Decathlon e o Portal das Malas, nesse segundo vocês encontram todos os tipos de malas e mochilões dos mais diversos tamanhos, preços e marcas.
Mala X Mochilão
Talvez mesmo com tudo isso que eu falei até aqui, você ainda esteja na dúvida. Então vou listar as vantagens e desvantagens tanto da mala quando do mochilão para te ajudar.
Desvantagens – Mala
- Se você estiver que passar por um lugar com o piso de terra, escadas, cascalho… A mala não vai ser nada confortável.
- Costumam ultrapassar o tamanho permitido para bagagem de mão no avião e você vai ter que obrigatoriamente despachar ela.
Vantagens – Mala
- Não vai carregar todo o peso nas costas.
- Acompanhando o tópico anterior, sem carregar muito peso consequentemente você pode levar mais objetos.
- Grande parte tem a estrutura mais rígida que uma mochila e podem proteger melhor seus pertences.
Desvantagens – Mochilão
- Vai ter que carregar tudo nas costas.
- Mais fácil de manusear em locais em que o piso não suporta uma mala, escadas e transporte público.
Vantagens – Mochilão
- Não dá para levar muita coisa porque suas costas podem não aguentar.
- São mais sensíveis que uma mala no quesito segurança.
O que eu uso?
Atualmente eu uso uma mala, mas antes eu usava um mochilão e na minha próxima viagem eu ACHO que vou voltar com o minha mochila por conta do estilo de viagem.
Qual recomendo?
É muito difícil eu vir aqui dizer qual eu prefiro porque depende do tipo de viagem que estou fazendo. Porém, eu passei mais aperto com o mochilão, mas por culpa unicamente minha de não ter me preparado fisicamente para isso.
Então é isso pessoas, espero que eu tenha ajudado de alguma forma, que vocês consigam comprar a mala ou o mochilão de vocês porque independente de qual escolherem a viagem vai ser inesquecível.
Sou a Nicole Souza, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Obrigada! 🙂
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
Obrigada! 🙂
Obrigada! 🙂
Obrigada! 🙂 vou conferir!
verygood the website. gostei muito do site parabéns
muito bom esse site parabéns pelo conteudo.very good
this site congratulations for the content.
verygood the website i like it so much
I really liked the site congratulations