Novembro 21, 2024

HOSTEL É SEGURO?

HOSTEL É SEGURO?

Olá pessoas! Hoje eu vim aqui contar um pouco das minhas experiências em hostels, tanto trabalhando com Worldpackers quanto hospedagem “normal” e quais as precauções de segurança que tomei. Afinal, hoslte é seguro mesmo?

Antes de aceitar o voluntariado ou fazer a reserva

Antes mesmo de agendar a hospedagem ou aceitar o voluntariado você deve fazer algumas perguntas e as vezes pode pedir fotos, caso se sinta muito inseguro.

  • Pergunte se há lockers individuais disponíveis para os hospedes/voluntariado. (É importante perguntar se é individual porque há hostel que divide o locker para duas pessoas, isso acontece principalmente quando você está trabalhando como voluntário.)
  • Pergunte se há possibilidade de colocar um cadeado no locker.
  • Se há portaria 24H. (Para mim não é um requisito muito importante, mas pode ser para você)
  • O quarto é misto (homens e mulheres) ou separados por sexo.
  • Tem geladeira e cozinha disponível? É 24H ou tem horários limites de uso?
  • O que oferece? (Cobertor, toalha, travesseiro…)

Mesmo que algumas dessas respostas seja não, você ainda pode aceitar ir para esse hostel caso se sinta seguro. Minha única indicação é para com os lockers, um hostel que não te oferece um lugar para guardar seus pertences com cadeado é muito negativo porque a possibilidade de você ser roubado é enorme, afinal, você está dividindo o espaço com várias pessoas que não tem ideia de quem são.

Objetos de Segurança

Aqui eu vou lista objetos que você pode adquirir para te ajudar na segurança dos seus pertences.

  • Porta valores. Você já viu aquelas carteiras de colocar na cintura e por baixo da roupa? Eu costumo andar com meu dinheiro e passaporte guardado ali.
  • Cadeados dos mais variados tamanhos, mas nos próximos tópicos eu falo um pouco mais sobre.
  • Rede para seu mochilão. Existe umas redes de proteção para o seu mochilão que você pode comprar, o problema delas é que chama muita a atenção e o possível assaltante pode ficar de olho em você justamente por estar tomando tanto cuidado.

Fazendo as malas/mochilão

Após pesquisar o hostel e tirar suas dúvidas, você ainda tem algumas precauções a tomar fazendo as malas.

  • Leve mais um tipo de cadeado. Você já sabe que há lockers disponíveis e que é possível colocar um cadeado, porém pode ser que o tipo de cadeado que você possui não entre no locker do hostel, então leve mais de uma opção de tamanho.
  • Proteja sua mala/mochila com cadeados. Caso use mochilão, troque a corda que fica na parte de cima da mochila por aqueles cadeados de corda de aço.
  • Já tenha em mente como vai guardar itens de maior valor, como notebook, câmera, celular, dinheiro… De preferência quando for guardar esses itens no locker, sempre os deixe dentro de mais algumas mochila com cadeado.

No Hostel

Pronto! Você já escolheu o hostel, tirou suas dúvidas, suas malas estão todas protegidas e você já está com a lista de objetos de segurança completa. Mas agora as precauções são para quando você chegar no hostel.

São elas:

  • Observe o lugar. Caso você chegue no hostel e se senta muito insegura(o), descobrir que alguma coisa que te informaram eram mentira, que as fotos do lugar não eram tão reais assim, ou qualquer outra coisa que coloque em dúvida a segurança do local, saia! Confie na sua intuição, se você não está se sentindo segura(o), não continue no local, mesmo que você gaste uma grana a mais, é melhor que arriscar sua segurança e até mesmo sua vida.
  • Nunca deixe objetos de valor espalhados! Um notebook na cama enquanto toma um banho, deixar o celular carregando sem supervisão, esquecer a câmera fora do locker… Mesmo que você acredite que todas as pessoas ali são tranquilas e nada vai se passar, não arrisque, você não conhece a galera, podem ser ótimas pessoas para tomar uma cerveja, mas também podem estar juntando grana para pagar a próxima passagem e seu celular encaixa perfeitamente no orçamento.
  • Não deixe toda a sua grana no hostel. Digamos que fud*u muito e seu locker foi aberto e levaram toda sua grana, ou, que você levou contigo todo seu dinheiro e foi assaltado na rua. Não dá para dizer a quantidade exata que você deve deixar no hostel e que você deve carregar contigo, eu indico deixa uma quantidade maior no hostel, mas já passei por uma situação em que preferia carregar a grana comigo, então tudo depende muito de como você se sente durante a viagem. Por isso eu uso a Wise para levar meu dinheiro comigo para qualquer país que eu vá.
  • Se possível, adicione mais de um cadeado no locker.

Como estou no início das minhas viagens, pode ser que tenha faltado algo, mas com a experiência eu vou adicionando por aqui o que eu aprendi.

YouTube

Eu tenho um vídeo no YouTube onde conto um pouco sobre as minhas precauções em hostel. Confere lá!

Essa são as minhas precauções que tomo quando estou compartilhando um espaço com alguém, tanto em hostel ou qualquer outro lugar. Espero ter ajudado! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *