Olá pessoa! Antes de qualquer coisa eu preciso dizer que não trabalho para uma agência e nem nada do tipo, então tudo o que tem aqui é de acordo com as minhas pesquisas e vou ir deixando os links com as fontes ao longo do texto. Então vamos lá! Como é o visto para a Europa? E o que é o ETIAS? Brasileiros precisa de visto para europa?
A Europa é um dos continentes em que muitos brasileiros querem conhecer e até mesmo morar, o que poucos sabem é que diferente dos EUA temos direito a permanecer em diversos países por até 90 dias sem um visto prévio, dependendo do país você pode até fazer um curso de línguas sem precisar de um visto especifico, isso se o curso for dentro dos 90 dias.
LEMBRETE: Esse visto é para TURISMO, ele não te dá direito a trabalhar. Para isso você precisa conferir a regra de cada país especificamente.
Existe um acordo entre alguns países europeus chamado espaço schengen e nesse espaço os brasileiros tem o direito de permanecer por até 90 dias como turistas, mas vamos entender isso melhor.
O que é o Espaço Schengen?
O espaço Schengen é uma zona composta por 26 estados europeus que aboliram oficialmente o passaporte e outros tipos de controle de fronteira em suas fronteiras internas. Para os visitantes da UE, isso significa efetivamente que o Espaço Schengen atua como um país singular, ou seja, depois de entrar em um país Schengen, você tem acesso a todos eles.
https://www.etiasvisa.com/br
Quais países fazem parte do Espaço Schegen?
Dividi em duas listas apenas para informação, mas independente se fazem parte da União europeia ou não, todos possuem a possibilidade do visto de turista de 90 dias.
Países que fazem parte do Espaço Schengen e da União Europeia:
- Alemanha,
- Áustria,
- Bélgica,
- Dinamarca,
- Eslováquia,
- Eslovênia,
- Espanha,
- Estônia,
- Finlândia,
- França,
- Grécia,
- Holanda,
- Hungria,
- Itália,
- Letônia,
- Lituânia,
- Luxemburgo,
- Malta,
- Polônia,
- Portugal,
- República Tcheca e
- Suécia.
Nações que assinaram somente o Tratado de Schengen:
- Liechtenstein,
- Islândia,
- Noruega e
- Suíça.
Quais NÃO fazem parte?
- Albânia;
- Andorra;
- Bielorrússia;
- Bósnia e Herzegóvina;
- Bulgária;
- Cazaquistão
- Chipre;
- Croácia (em breve 2024);
- Irlanda;
- Moldávia;
- Mônaco;
- Montenegro;
- Macedônia do Norte;
Mas muitos eles possuem a mesma regra dos que fazem parte do acordo (permanência de 90 dias para turismo), porém controlam a imigração de forma independente. Além dos microestados: Vaticano, Mônaco e San Marino onde não há controle de documentos na entrada.
Lembrando que os países Irlanda, Chipre, Croácia, Bulgária e Romênia, fazem parte da União Europeia porém não fazem parte do espaço Shenguen. Então já deu para perceber que fazer parte da União Europeia não influencia no seu tipo de visto.
Como funciona?
Quando eu digo que não precisa de visto, estou falando de toda aquela burocracia que já conhecemos dos EUA, mas é claro que é feito um controle e você precisa alguns documentos. O que acontece é que somente na imigração, já lá no país em que você quer viajar, o seu visto vai estar presente no seu passaporte.
Mas calma, não vai pensando “aah se eu já atravessei o oceano eles vão me deixar entrar”, porque não é bem assim. Aqui no Brasil já vão te pedir para apresentar toda a documentação, porque assim você não faz a viagem sem ter tudo em mãos. E caso aqui no Brasil deixe passar algo que para a imigração é de extrema importância, sinto muito, mas você vai ter que pegar as malas e voltar, muito provavelmente.
Requisitos para o Espaço Schenguen
Então vamos para a lista de requisitos que você precisa ter para ser aprovada a sua entrada no Espaço Schenguen:
- Passaporte válido por, pelo menos, três meses depois da data de retorno de sua viagem;
- Passagem de retorno para o Brasil ou para qualquer outro país fora do Espaço Shenguen, antes do vencimento dos 90 dias (não dá para voltar no último dia exato né);
- Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros de despesas médicas e hospitalares, em todo o tempo da viagem (a cobertura é esse valor e não o valor que você precisa pagar);
- Comprovante de hospedagem ou carta-convite (caso vá ficar na casa de alguma maigo/parente ou worldpackers;
- Comprovações financeiras, você precisa provar que tem com se sustentar no tempo que você vai ficar como turista, afinal, esse visto não te dá direito a trabalhar. Você pode usar como comprovante o cartão da da Wise por exemplo, limite de cartão de crédito, extrato bancário ou dinheiro em espécie. O valor exato que você precisa comprovar depende de qual país você vai entrar, então confira isso no site oficial do país que você escolheu.
Cuidados na Europa!
Um vídeo contanto um pouco sobre os cuidados que você deve tomar ao viajar para a Europa.
Dúvidas que surgem:
Eu tenho que ficar em apenas um país?
Não! Depois de passar pela imigração dentro do seu país de entrada na Europa, você pode circular durante esses 90 dias por todo o Espaço Shengen ou fora dele, caso queira ir para um país que não faz parte do acordo, mas lembrando que se fizer isso tem que verificar quais os requisitos desse país especifico.
Depois dos 90 dias eu posso sair do Espaço Shenguen, voltar e ter mais 90 dias?
Não! Nem sempre o jeitinho brasileiro funciona. Depois que acabar esses 90 dias você tem que ficar no mínimo 90 dias fora de qualquer país que pertença ao espaço Shenguen, mas nada impede você de ir visitar alguma país que não faz parte desse acordo e depois voltar para o Espaço Shenguen, tem pessoas que trabalham remotamente e vivem anos na Europa assim.
Posso conseguir um emprego e mudar o meu visto?
Depende! Isso vai depender muito do país, porque cada um possui sua regras especificas para visto de trabalho, mas não é impossível, da seus Google nos consulados por aí.
Posso ficar viajando pela Europa mudando o tipo de visto de turista?
Sim! Agora vem o jeitinho brasileiro, mas relaxa que é um jeitinho legalizado. Como eu disse anteriormente, há pessoas que vivem por anos na Europa apenas com visto de turista e trabalhando de forma remota, muitas vezes freelancer.
Vou explicar dando um exemplo: Digamos que você ficou 3 meses (90 dias) na Itália, que faz parte do Espaço Shenguen, após esse tempo você pode ir para a Irlanda, que está fora do Espaço Shenguen e te oferece um outro visto independente e que também tem a permanecia de até 90 dias, após esse tempo você pode voltar para qualquer país do Espaço Shenguen ou não. Entendeu? Ainda não? Então falando curto e grosso, você vai se mudando de 3 em 3 meses para uma país dentro e fora da área Shenguen. Agora sim né?!
ETIAS
Nos últimos anos a Europa tem falado em um novo visto chamado ETIAS. Em um primeiro momento veio o pânico de agora ter que precisar de toda a burocracia de um visto prévio antes de viajar para a Europa, mas por sorte nada mudou tão drasticamente.
Esse sistema ainda não está ativo, a expectativa é de que a partir do final de 2022 ele já esteja funcionando.
Update 2022
O visto vai realmente existir, mas com todo o problema da pandemia, agora será exigido em 2023.
O que é o ETIAS?
O Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (ETIAS) foi proposto pela Comissão Europeia em abril de 2016 e aprovado em novembro de 2016. A autorização de viagem ETIAS é similar a outras autorizações de viagem como o amplamente conhecido US ESTA (Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem). A expectativa é de que a partir do final de 2022 o Sistema ETIAS estará totalmente implementado.
Em 5 de julho de 2018, o Parlamento Europeu concluiu a aprovação do sistema ETIAS. O eu-LISA será o órgão responsável por este novo sistema de Informações e autorização de viagem que irá checar as informações dos viajantes através do cruzamento de bases de dados, incluindo a Europol e Interpol, o Sistema de Informações do Espaço Schengen, a Eurodac e o Sistema de Informações de Vistos.
O sistema de aplicação do ETIAS para Europa, vai permitir que a União Europeia determine a qualificação de cidadãos dos países isentos de visto ou de países qualificados para o ETIAS. O solicitante deve haver concluído o registro no ETIAS antes de viajar à Europa e a informação fornecida será pré-avaliada para determinar se sua entrada no Espaço Schengen representa algum risco à segurança, saúde ou imigração.
https://www.etiasvisa.com/br/
Solicitar Cadastro do ETIAS – Formulário de Aplicação
O formulário de inscrição ETIAS será obtido através de um processo online simples, rápido e barato. Na grande maioria dos casos, uma autorização deve ser concedida em poucos minutos. O processo completo de registro e inscrição online não vão demandar mais do que 10 minutos do solicitante.
O único documento oficial que os viajantes necessitam para completar a inscrição online é um passaporte biométrico. Eles também precisarão informar um endereço de e-mail e um cartão de débito ou crédito. Os passaportes biométricos são preferíveis por causa de suas vantagens para a segurança, tais como evitar a leitura sem autorização ou a falsificação do passaporte. Apesar de não ser obrigatório contar com um passaporte eletrônico, é imprescindível ter um passaporte válido para o registro no sistema ETIAS.
De acordo com a experiência de países que usam sistemas similares para autorização de viagem (EUA, Canadá, Austrália), é estimado que 95% dos solicitantes, ou mais, serão aprovados e terão a confirmação enviada em minutos. Impressões digitais e outros dados biométricos não serão coletados.
Uma vez que o processo de inscrição para o ETIAS esteja concluído, enviado e aprovado, o documento de autorização de viagem ETIAS será emitido com a validade de 3 anos consecutivos.
O esquema do ETIAS, que tem por base um sistema similar ao do US ESTA, fará a cobertura das 30 milhões de pessoas que entram na UE todos os anos, de 60 países isentos de visto, incluindo os EUA, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. Em breve, esta lista poderá incluir os cidadãos da Ucrânia e Geórgia.
A possibilidade de cobrança para os britânicos depende do sistema de vistos que o Reino Unido negociar com a UE ao deixarem o bloco europeu. Caso ocorra conforme a expectativa, os cidadãos do Reino Unido terão a garantia de dispensa de visto. O formulário ETIAS para a Europa poderia ser aplicado aos britânicos, que teriam que se inscrever para um ETIAS para entrar nos 26 países onde ele será requisitado. “O ETIAS funcionará para todos os atuais e futuros países isentos de visto. Ele não vai destacar nenhum país ou região…” afirma Dimitris Avramopoulos, Comissário para Assuntos Internos.
Qualquer pessoa de um dos países isentos de visto que for entrar na UE terá seus dados verificados pelo cruzamento de dados de diversos arquivos, incluindo os das organizações internacionais de polícia, Interpol e Europol, bem como o Sistema de Informações de Schengen usado por agências de segurança para monitorar a entrada nas fronteiras. Tão logo seja aprovada, a permissão para entrar na Europa será válida por 3 anos consecutivos, em comparação aos 2 anos oferecidos pelo sistema americano US ESTA.
A inscrição online para o ETIAS será fácil e rápida, já que não vai demorar mais do que dez minutos para ser concluída, e apenas requer um documento de viagem válido. Assim que for aprovado, o ETIAS será válido por um período de 3 anos e será um permisso de viagem de múltiplas entradas, ou seja, ele cobrirá todas as viagens dentro do período de validade.
Assim como em outros sistemas de dispensa de visto, a inscrição no formulário para a UE vai exigir que todos os solicitantes qualificados forneçam seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, informações de contato e passaporte.
Solicitantes de países isentos de visto terão de fornecer as seguintes informações quando se inscreverem para uma autorização de viagem para a Europa ETIAS:
– Nome Completo
– Data e local de nascimento
– Endereço atual
– Informações dos pais
– Passaporte e outros detalhes da nacionalidadeAlém das informações básicas, os solicitantes também terão de responder a perguntas relativas a:
– Uso de Drogas
– Terrorismo
– Tráfico Humano
– Viagens para Áreas de Conflito
– Histórico Criminal
– Histórico de Emprego
– Informações Sobre Viagens Passadas à Europa
– Informações de SegurançaFornecer informações falsas ou enganosas durante o processo de inscrição para o ETIAS pode resultar na negação da entrada do solicitante no Espaço Schengen.
Em alguns casos, um estado-membro da zona Schengen poderá pedir ao viajante que proporcione informação ou documentos adicionais. Nestes casos, o viajante terá 96 horas para fornecê-los, e a autoridade nacional do respectivo país-membro Schengen terá quatro semanas para tomar a decisão. No caso de que a inscrição seja negada, o solicitante terá o direito de recorrer.
https://www.etiasvisa.com/br/
Taxas
Todos os solicitantes precisarão obter o ETIAS para a Europa. O Autorização Eletrônica ETIAS terá um custo que deve ser pago para que a inscrição seja enviada. Se o pagamento não for concluído, a inscrição no ETIAS não poderá ser processada.
Pagar a taxa do ETIAS é a última parte do processo de registro. Assim que a taxa for paga por um cartão de crédito ou débito, a inscrição estará concluída. O sistema ETIAS irá avaliar a inscrição e, tão logo seja aprovada, o solicitante será notificado por e-mail.
https://www.etiasvisa.com/br/
O custo previsto é de 7 euros para maiores de 18 anos e deve ser pago com cartão de crédito ou débito. Menores de 18 anos são isentos.
Eu preferir pegar exatamente o que está disponível no site do governo, para que assim não tenha nenhum conflito de informações, então caso vocês queiram conferir o link esta disponível ao final de cada tópico.
Como você puderam ver não nenhum bicho de 7 cabeças, esse sistema é mais para os países terem um controle maior das pessoas que estão passando pela imigração. Assim as regras de permanência de 90 dias e o jeitinho BR de ficar pulando de país em país ainda está de pé.
Aqui eu vou deixar um vídeo que eu fiz tem u tempinho já, falando um pouco de como funciona tudo isso. Aproveite e confira alguns outros vídeo lá no meu canal, se inscreva e deixe nos comentários sugestões de tópicos para eu comentar.
É novo aqui no blog? Confira o que é essa página >>aqui<< 🙂
One thought on “VISTO PARA A EUROPA”