Janeiro 12, 2025

COMO TRABALHAR NA INTERNET?

COMO TRABALHAR NA INTERNET?

Esse tipo de post era o que eu mais procurava nas minhas buscas sobre nomadismo digital, onde estão esses empregos perfeitos que eu posso trabalhar e viajar? Sim eles existem, porém antes de começar eu já quero deixar claro que não é como muita gente aqui na internet diz, simples e fácil, não está nem perto disso, mas também não é impossível.

Eu não vou mentir para vocês, estou no começo dessa jornada nômade e não cheguei na estabilidade financeira, mas eu já dei os passos iniciais. Estou na minha primeira viagem internacional e já faço um pouco de dinheiro online. Vou tentando contar aqui toda minha trajetória de uma forma resumida e formas que eu encontrei de trabalhar pela internet.

Ainda no Brasil

Quando ainda estava no Brasil uma dos meus empregos era totalmente home office, mas com a pandemia acabei perdendo ele, de qualquer forma era uma coisa simples de redes sociais e não me pagavam o suficiente para me manter sozinha, principalmente em outro país. Com a Covid-19 estava praticamente impossível encontrar um emprego, presencial ou não, então decidi começar a viajar mesmo sem nada (não recomendo hahaha), eu tinha uma grana guardada e me arrisquei, no início estava ok até que comecei a me desesperar porque não encontrava NADA. Ainda tinha uma boa grana guardada mas o medo gritava na minha cabeça porque o plano não é gastar toda a minha reserva até ficar sem nada, então uma luz surgiu e com pesquisas em site de freelancer encontrei meus jobs de salvação. Pouco tempo depois consegui um bic aqui em Buenos Aires, mas atualmente estou apenas com esses pequenos trabalhos na internet.

Dito isso vamos para minha primeira forma de trabalhar na internet e depois as que eu fui descobrindo ao longo do caminho.

Sites freelancer

No Brasil eu buscava muito trabalho nesses sites freela mas nunca conseguia nada, aqui na Argentina já foi um pouco diferente e parei para pensar no porquê, me dei conta que foi basicamente a dedicação e o medo! Eu passei a me planejar e me dedicar mais nesses sites, criei meu portfólio, passei o dia enviando propostas e até que consegui. Não estou dizendo que é fácil, pode ser que eu perca tudo amanhã e não tenha mais nada (senhor amado, bate na madeira!) mas quando eu estava no conforto na casa da minha mãe, sem o risco de me ferrar caso não conseguisse algo, minha dedicação era muito menor e com isso não conseguia nada, já aqui o medo de ter que voltar para o inicio e ainda sem toda a grana que eu tinha guardado, me fez tomar vergonha na cara e me dedicar mais.

E eu já sei o que algumas pessoas que estão lendo isso podem estar pensando: “Ok! Se eu não for design ferrou?” Não! Há diversos tipos de atividades, tem contabilidade, direito, área de TI… Enfim, vou deixar alguns links dos principais sites de freela aí para vocês:

99freelas
Workana
Freelancer
Soy Freelancer
Crowd
UpWork

Marketing de afiliado

Se você já anda pesquisando sobre empregos home office e nomadismo digital, provavelmente já encontrou termos como “Programa de Afiliados” ou “Marketing de Afiliados“. Mas se você não tem ideia do que seja relaxa que eu vou explicar.

O que é um afiliado?

Sabe quando o seu digital influencer preferido posta um story falando de um produto incrível que ele descobriu? Ou aquele youtuber que no meio do vídeo começa a falar de algum curso super foda que ele fez? Então, em resumo (beeem resumido) é isso! Você não precisa mais ter milhões de seguidores, você aí, assim como eu, podemos fazer essas divulgações e receber por cada venda ou até mesmo visualização do produto que você escolher.

Lomadee

Bom, eu já falei um pouco sobre o que é um afiliado, agora vou apresentar para vocês a principal plataforma que uso para controlar as empresas das quais eu trabalho como afiliada.

O Lomadee é uma plataforma para pessoas físicas e/ou jurídicas, terem acesso as maiores empresas do mercado que trabalham com o marketing de afiliado. O site da Lomadee é bem intuitivo, depois você fizer o cadastro é só adicionar sua forma de divulgação, Instagram, Facebook, Youtube, site de cupons ou qualquer coisa que você tiver em mente, e depois escolher com qual empresa você vai trabalhar. Amazon, Americanas, Asus, Nike, Carrefour, Pag Seguro, são algumas das grandes marcas que trabalham com eles, mas no site você vai encontrar muito mais e tem como escolher as marcas a partir do seu nicho de mercado.

Para te ajudar vou deixar aqui também um QR Code para você poder baixar o APP da Lomadee no celular e conferir como funciona.

Como e Onde Divulgar?

Ok eu sei, se você não tiver publico não vai vender nada e convenhamos que é muito chato sair enviando link apenas para os seus grupos que whatsapp onde ninguém vai comprar nada e nem mesmo visualizar, mas você já pensou em criar um Instagram apenas para isso? Ou até mesmo um blog/site, exatamente igual a esse aqui que você está lendo! E não, não é impossível! Tira isso da cabeça (experiência própria). Eu não estou dizendo que é simples e fácil, mas não é impossível, se você realmente quer entrar nesse mercado, tem tempo e recursos (internet) para isso, TENTA e vê no que dá.

Para te ajudar eu vou falar um pouco das plataformas que você pode usar para a divulgação dos links de afiliados, vamos lá:

  • Instagram | Facebook | Pinterest (a galera esquece dele, mas é bem útil viu): As redes sociais de modo geral! Como eu disse anteriormente, eu sei que é bem chato usar nossas redes sociais pessoais as vezes, principalmente quando estamos começando, porque quando a grana começa a entrar não nos importamos com nada, vamos ser sinceros… Mas voltando! Você pode criar uma conta especifica para divulgar seus produtos, se organizar, fazer um planejamento mensal de posts e ter foco! Com o tempo você vai ver resultado e vai passar a bancar o/a influencer e postar em todas as redes sociais. Se você não é muito amigo do Photoshop ainda tem disponível o Canva, ele é super intuitivo, tem vários designs ótimos e se você curtir muito dá para pagar a versão premium e ser feliz.
  • Sites e Blogs: E nem vem com “Eu não sei fazer um blog” porque eu também não sabia, fui no Google, busquei tutorial e aqui estou eu. Mas já aviso que talvez você tenha que fazer um investimento inicial caso você queria ter um endereço personalizado, como o meu por exemplo luanamarcelina.com . Se você está na pindaiba fica tranquila/o tem opções gratuitas, o Wix por exemplo (meu primeiro site foi lá) ou se você já sabe um pouco do wordpress (ou só quer se aventurar mesmo) tem o Hostgator, é o que eu uso atualmente.
  • YouTube: Se você não tiver medo de mostrar a cara, como eu, você pode criar um canal no YouTube. O tema do seu canal não precisa ser diretamente relacionado a vendas de afiliados, você pode falar do que você quiser e no meio disso promover algum produto relacionado, assim como, literalmente, todos os youtuber fazem.

Investimento

Você pode começar organicamente, isso quer dizer sem investir em nada e apenas usando algumas técnicas de alcance de público gratuitas (tipo # no Instagram), mas depois de um tempo se você ver que leva jeito para a coisa e quer seguir nessa área, vale a pena investir em anúncios no Google e nas redes sociais para alcançar cada vez mais um público maior de pessoas e consequentemente fazer mais vendas.

E-commerce

Uma outra ideia é abrir uma loja online. Você pode vender o seu livro, preset para edição de fotos, vídeos, fotografia da viagens que está fazendo, pacotes de social media… enfim, o que tiver ao seu alcance de fazer para pode vender.

Dropshipping

Caso você ache todas as ideia acima fora do seu alcance, talvez o dropshipping seja uma opção. Com ele você pode vender coisas como blusas, bolsas, quadros, capinhas de celular ou qualquer outra coisa que vier na sua mente sem a necessidade de se preocupar com um estoque e nem mesmo a produção dos produtos.
Calma vou explicar melhor!
É assim, você cria sua loja juntamente com um empresa de dropshipping, essa empresa vai ficar encarregada de fazer e entregar os seus produtos por você, o seu trabalho no caso serão 2, que é fazer o design dos produtos e a divulgação. Legal né?

Eu comecei o meu negócio com a Printful, de toda a minha pesquisa eu achei eles os mais confiáveis, com as melhores opções de produtos e ainda tem um sistema maravilhoso para ajudar na criação do design das peças. Além de terem a opção de envio para praticamente todo o mundo, e para provar que eu não estou mentido deixo aqui o link da minha loja nos EUA e no Brasil.

One thought on “COMO TRABALHAR NA INTERNET?

  1. Seu conteúdo ficou muito bem feito, acredito que só
    precisa alcançar novas pessoas que ainda não conhece o
    seu site/blog para ter maiores resultados e tenho certeza
    que posso te ajudar nisso. Se tiver interesse pesquise no
    google pela plataforma TrafegoParaSite com Br e
    Cadastre-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *